Avançar para o conteúdo principal

A Senhora do bolo

Nos últimos dias tenho me lembrado de tanta coisa tão intensamente. Talvez por estares prestes a completar um ano e contigo tudo aquilo por que passámos e vivemos juntos. À noite, quando te adormeço de mãos dadas, tenho revisto mentalmente tantos episódios e situações que, com a pressa do ano que passou, foram ficando esquecidas. 

Há um ano por esta altura andávamos extremamente entusiasmados com as aulas de preparação para o parto. Se parar um bocadinho, consigo reviver aquela sensação boa que me invadia cada vez que nos púnhamos a caminho. Parecíamos dois miúdos a caminho de um qualquer parque ao fim do dia. Porque sim, era o final do nosso dia e era bom estarmos ali. Era como se aquele curso marcasse o início da recta final. Falávamos do parto, de bebés, de cesarianas, de cadeirinhas e de água quente para o banho. Falávamos daquilo pelo qual nós ansiávamos e isso fazia parecer tudo muito mais perto e real. Falávamos com quem nos ia acompanhar no tão esperado dia e conhecer essas caras foi muito agradável e, em certa parte, tranquilizador.

Nestes últimos dias tenho me lembrado de uma delas em especial. Por um lado por ter sido a que me acompanhou na hora do parto, aquela em que vi espelhada ansiedade e preocupação mas que repetia sem parar 'vá Sara tu consegues! Só mais um bocadinho pelo teu menino'. Mas principalmente porque nas aulas de preparação para o parto ela costumava dizer uma coisa que me marcou e que, com o primeiro aniversário a aproximar se, tem vindo a fazer algum sentido:

     'não stressem! Encarem a coisa com naturalidade! Afinal, aconteça o que acontecer, vocês vão festejar este dia todos os ano com um bolo'

Lembro-me de na altura me rir e pensar 'realmente é verdade'. Tirando situações extremas de perda gestacional em que o bebé não sobrevive e, mesmo assim, esses pais lembram os seus anjinhos religiosamente.

Mas lembro-me do depois. De te ter nos braços, cheia de amor para dar mas extremamente dorida em todos os aspectos (falei-vos do meu parto aqui) e pensar: quando? Quando voltarei eu a ter vontade de lembrar este dia?! Achei que nunca mais.

E não. Não tenho vontade de festejar aquele dia. Foi ele que te trouxe e sou agradecida por isso, mas efectivamente não é aquele dia que quero lembrar. São os dias seguintes. São os 365 dias que se seguiram. Tenho muita vontade de festejar porque atingimos um ano cheio de dias repletos de vida, de alegria, de conquistas, de amor no coração. Porque atingimos um ano e afinal o que era difícil foi se tornando mais fácil, as fases más trazem sempre algo de bom e aprendemos que, efectivamente, a curva do teu sorriso endireita qualquer tortuosidade no caminho.

A 'senhora do bolo' estava certa. Aconteça o que acontecer, vamos festejar, não aquele dia, mas os próximos anos com um bolo.





Comentários

  1. Sarita, festejas sim, porque tal como dizes, não estás a festejar um dia. Estás a festejar 366 (2016 foi bisexto). Festeja, pelo que o teu pequeno se está a tornar, e nesse festejo, encaixa aquele dia e festeja-o também, porque no final de contas... Conseguiste! Parabéns!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quanto [me] custa ser Enfermeira

Custa muito. Custa tanto que às vezes acho que não vale a pena. E uso a palavra 'custar' de propósito porque, bem vistas as coisas, há sempre uma associação ao nosso salário: são pagos para isso, não fazem mais do que a vossa obrigação. E ouvir isto assim, dito da boca para fora, magoa. Magoa muito.  Magoa porque quem o diz, não faz ideia de quanto custa, por exemplo, amparar a queda de quem descobre que vai morrer. A quem é dito que já não há cura. Amparar o desencanto de sonhos interrompidos aos 20, aos 30, aos 40 anos. Não importa a idade. São sempre sonhos de alguém. Não faz ideia de que é inevitável projectarmos a nossa vida nestas vidas e que vivemos sempre assustados com o que nas nossas vidas pode surgir. Magoa porque não fazem ideia de quanto custa segurar na mão de quem parte e depois segurar na mão de quem fica. Aliás, a maioria das pessoas nunca teve que ver um cadáver de perto, quanto mais acompanhar essa passagem tão avassaladora, que culmina num último s

Eu e a festa dele: dois anos.

Setembro nunca me deixa ficar mal mas eu, por norma deixo ficar mal Setembro! Porque o deixo passar e acabar sem falar sobre um dos dias mais importante do mês: o dia em que festejamos os anos do Gui! Já falei sobre o dia do aniversário propriamente dito, aqui e de como optámos por lhe oferecer memórias em vez de bens e tralha perecível. Mas ainda não falei da festa propriamente dita, sendo que este ano tentei também controlar-me, seguindo um pouco a mesma filosofia. Não foi fácil, acabei por exagerar aqui e ali, mas acredito que com o tempo isto melhora (ou não)! Este ano o tema estava definido há algum tempo. Depois de termos decidido que o primeiro ano seria festejado entre nuvens e balões de ar quente, ele começou a mostrar a sua preferência pelos 'Heróis da Cidade' e ficou claro que a festa do segundo aniversário iria enveredar por aí. Não foi fácil, até porque não há absolutamente nada à venda sobre este tema o que me obrigou a puxar ainda mais pela cabecinha e a ma

Panquecas de Aveia e Laranja

Esta semana descobri a pólvora, ou melhor, AS panquecas! Há muito que usamos esta opção como pequeno almoço ou lanche, em dias com mais tempo e sempre com receitas adaptadas para que o G. também possa comer. Fazia essencialmente as receitas do Blogue Na Cadeira da Papa  e ia variando nos acompanhamentos. No entanto, esta semana, por mero acaso descobri umas Panquecas de Limão, cuja receita original retirei daqui  e que, de imediato me pareceram muito bem. Não tendo todos os ingredientes da receita original, improvisei com o que tinha e, não havendo limões, saíram umas Panquecas de Laranja cuja receita vos deixo a seguir. Espero que gostem. Cá em casa tem sido um sucesso! Panquecas de Laranja (aproximadamente 6 panquecas do tamanho da imagem): - 2 ovos - 1 iogurte natural (já usei também grego e coloquei 125gr) - 4 colheres de sopa de flocos de aveia (que pulverizei em farinha mas que pode ser usada assim) - 1 colher de chá de fermento para bolos - açúcar amarelo