Avançar para o conteúdo principal

Estás mais magra, como é que fazes?

Faço assim.
Durmo pouco, ou não durmo, de todo. Saio da cama às 6:30h, visto uma criança que tanto pode estar sonolenta como a fazer o pino. Dou-lhe colo. Onze kg ao colo para todo o lado. Dou-lhe mama e metade do meu pão. Como a outra metade a correr e engulo uma caneca de leite.Dou-lhe colo outra vez. Despeço-me dele e do pai, saio e faço 40 km de carro. Trabalho seis horas, ou sete, ou oito, depende, sendo que na maior parte do tempo ando em pé, depressa, a correr. Saio, faço outros 40 km de carro, que podem demorar o dobro dos que fiz de manhã. Vou às compras, à lavandaria e aos correios. Chego a casa. Tomo banho. Faço a sopa, a dele e a nossa. A dele que há duas semanas acabamos por comer nós. Faço o jantar, o dele quando não é igual ao nosso. Faço fruta para amanhã e para o dia seguinte. Faço o bolo para o fim de semana. Faço uma pausa nisto tudo quando eles chegam e brincamos, gatinhamos no chão, fazemos os carrinhos deslizar pelo corredor. Volto à cozinha. Encho a máquina. A da louça e a da roupa. A de lavar e a de secar. Estendo a roupa que não posso secar na máquina. Espalho as peças mais grossas pelos radiadores que já estão quentes porque enquanto brincávamos o pai acendeu a lareira. Damos lhe banho. Voltamos a vesti-lo, a esta hora, sempre a fazer o pino. Pomos a mesa, jantamos juntos. Isto não falha. Nós jantamos, ele vai jantando. O que não janta atira ao chão. Chão que limpamos a seguir enquanto um lava a loiça e o outro grita para sair da cadeira. Sai da cadeira, corre até à sala. Desligo a televisão, brincamos mas com mais calma. Quando ele esfrega os olhos os meus já estão a cair.Vamos deitá-lo. Dou-lhe mama. Ele sossega, às vezes muito tempo depois. Horas depois. O pai desce e eu fico a aconchegar o lençóis. Desço. Passo roupa para o dia seguinte, arrumo a roupa que a Dulce passou há quase uma semana. Apanho brinquedos. Sento-me no sofá. Dez minutos. Ele acorda. Subo. Acalmo-o. Dou-lhe mama quase sempre. Volto a descer. Sento-me no sofá. Dez minutos. Quando não me deixo dormir na subida anterior. E durmo, pouco, ou não durmo, de todo.



E corro atrás dele e apanho coisas do chão e lavo para voltar a arrumar.


Comentários

  1. ahahah! revejo-me em tudo enquanto tinha só o T.
    Quando a A. nasceu tudo em mim mudou, novamente, e redefini toda a minha vida. Primeiro mudei de trabalho, depois levei-a comigo para o trabalho e depois finalmente deixei de trabalhar no escritório e passei a trabalhar só para a minha família! Escolha que fiz com muito orgulho e que faz de mim uma pessoa e mãe melhor. Esses tempos de correrias e stress já lá vão!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Sarinha se soubesses as voltas que dou à minha cabeça no desejo de me tornar também mãe a tempo inteiro. Mas neste momento isso implicaria ter que abdicar de coisas que não são só minhas, escolhas que implicam muita coisa construída até agora. Eu abdicaria, sem olhar para trás. Mas, pelo menos na minha vida, não é assim tão simples para já. Não perco a esperança e continuo a lutar por essa oportunidade. Sempre.
      Um beijinho.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quanto [me] custa ser Enfermeira

Custa muito. Custa tanto que às vezes acho que não vale a pena. E uso a palavra 'custar' de propósito porque, bem vistas as coisas, há sempre uma associação ao nosso salário: são pagos para isso, não fazem mais do que a vossa obrigação. E ouvir isto assim, dito da boca para fora, magoa. Magoa muito.  Magoa porque quem o diz, não faz ideia de quanto custa, por exemplo, amparar a queda de quem descobre que vai morrer. A quem é dito que já não há cura. Amparar o desencanto de sonhos interrompidos aos 20, aos 30, aos 40 anos. Não importa a idade. São sempre sonhos de alguém. Não faz ideia de que é inevitável projectarmos a nossa vida nestas vidas e que vivemos sempre assustados com o que nas nossas vidas pode surgir. Magoa porque não fazem ideia de quanto custa segurar na mão de quem parte e depois segurar na mão de quem fica. Aliás, a maioria das pessoas nunca teve que ver um cadáver de perto, quanto mais acompanhar essa passagem tão avassaladora, que culmina num último s

Eu e a festa dele: dois anos.

Setembro nunca me deixa ficar mal mas eu, por norma deixo ficar mal Setembro! Porque o deixo passar e acabar sem falar sobre um dos dias mais importante do mês: o dia em que festejamos os anos do Gui! Já falei sobre o dia do aniversário propriamente dito, aqui e de como optámos por lhe oferecer memórias em vez de bens e tralha perecível. Mas ainda não falei da festa propriamente dita, sendo que este ano tentei também controlar-me, seguindo um pouco a mesma filosofia. Não foi fácil, acabei por exagerar aqui e ali, mas acredito que com o tempo isto melhora (ou não)! Este ano o tema estava definido há algum tempo. Depois de termos decidido que o primeiro ano seria festejado entre nuvens e balões de ar quente, ele começou a mostrar a sua preferência pelos 'Heróis da Cidade' e ficou claro que a festa do segundo aniversário iria enveredar por aí. Não foi fácil, até porque não há absolutamente nada à venda sobre este tema o que me obrigou a puxar ainda mais pela cabecinha e a ma

Panquecas de Aveia e Laranja

Esta semana descobri a pólvora, ou melhor, AS panquecas! Há muito que usamos esta opção como pequeno almoço ou lanche, em dias com mais tempo e sempre com receitas adaptadas para que o G. também possa comer. Fazia essencialmente as receitas do Blogue Na Cadeira da Papa  e ia variando nos acompanhamentos. No entanto, esta semana, por mero acaso descobri umas Panquecas de Limão, cuja receita original retirei daqui  e que, de imediato me pareceram muito bem. Não tendo todos os ingredientes da receita original, improvisei com o que tinha e, não havendo limões, saíram umas Panquecas de Laranja cuja receita vos deixo a seguir. Espero que gostem. Cá em casa tem sido um sucesso! Panquecas de Laranja (aproximadamente 6 panquecas do tamanho da imagem): - 2 ovos - 1 iogurte natural (já usei também grego e coloquei 125gr) - 4 colheres de sopa de flocos de aveia (que pulverizei em farinha mas que pode ser usada assim) - 1 colher de chá de fermento para bolos - açúcar amarelo