Avançar para o conteúdo principal

Então e nós?

Onde estamos?
Nós que casámos tão cedo e que íamos conhecer o mundo. Que viajámos juntos o que nunca viajámos sozinhos.
Nós que saíamos ao Sábado de manhã sem rumo, palmilhávamos quilómetros em jardins e centros comerciais. Que comprávamos móveis na loja Sueca e acabávamos o dia a comer hambúrgueres no restaurante da letra amarela.
Que íamos ao Porto todos os meses e que passeávamos de mão dada pela rua de Santa Catarina. Que íamos ao Sá da Bandeira ver teatro de revista e os espectáculos do César Mourão.
Nós que passávamos dias de chuva lá fora a ver séries e filmes cá dentro e acabávamos a comer pizza e pão de alho no chão, em frente à lareira.
Que nem sempre fazíamos jantar. Para quem a vida era aqui e agora e o que nos apetecesse fazer dela. Juntos. Sempre juntos.
Nós que chegávamos à praia de manhã cedinho, caminhávamos de mão dada à beira mar e só voltávamos a casa quando o sol se começava a esconder.
E foi na praia, entre uma bola de berlim e outra, a ver miúdos a chapinhar no mar, que decidimos que se calhar estava na hora, que talvez fosse o momento.

Nós que agora viajamos menos mas vamos mais ao parque e ao jardim. Que continuamos a andar de mão dada, eu com ele, ele contigo, tu comigo. Cada mão dele numa das nossas mãos, conforme imaginámos.
Nós que agora não saímos sem rumo, quase nunca, ou pelo menos não sem comida. Que não vamos ao Porto há meio ano mas temos uma lista de compras para a loja Sueca.
Nós que vemos menos filmes e séries mas que temos teatro todos os dias. Peças de comédia, drama e acção. (Acham que não?! Experimentem mudar fraldas com a criança em pé. Pensando bem, pode até roçar o terror.) Ainda vemos séries. Meio episódio de cada vez. Entre o momento em que ele adormece e o momento em que são horas de nós próprios irmos dormir.
Nós que agora comemos sempre à mesa porque temos o chão coberto de pistas e de carrinhos. Porque é extremamente difícil tirar arroz de carpetes com pelo e porque é desagradável depois rebolar nessas mesmas carpetes cheias arroz!
Nós que continuamos a chegar à praia de manhã cedinho, que caminhamos igualmente à beira mar, mas que temos que parar para apanhar conchinhas. Que voltamos para casa à hora do almoço e depois voltamos à praia à hora do lanche e depois sim, só saímos quando o sol se começa a esconder.

Nós continuamos aqui. Às vezes um pouco ofuscados pela correria do dia a dia, só nos voltamos a encontrar depois das dez da noite no sofá. Mas encontramos. E a minha mão ainda procura a tua e os meus pés ainda aquecem os teus. Ainda damos por nós a rir das mesmas coisas, a pensar da mesma maneira e a olhar na mesma direcção.
Nós, continuamos a ser nós. Mais crescidos, mais velhos, mais cansados. Com menos dinheiro mas mais ricos em amor, em momentos para guardar para a vida.
Nós continuamos a ser nós. Agora quase sempre nós e ele. Mas sem esquecer que antes desta experiência avassaladora, éramos só dois e sem tudo o que nós vivemos nada disto fazia sentido.
Oura 2014 - últimas férias verdadeiramente sozinhos.

Mensagens populares deste blogue

Quanto [me] custa ser Enfermeira

Custa muito. Custa tanto que às vezes acho que não vale a pena. E uso a palavra 'custar' de propósito porque, bem vistas as coisas, há sempre uma associação ao nosso salário: são pagos para isso, não fazem mais do que a vossa obrigação. E ouvir isto assim, dito da boca para fora, magoa. Magoa muito.  Magoa porque quem o diz, não faz ideia de quanto custa, por exemplo, amparar a queda de quem descobre que vai morrer. A quem é dito que já não há cura. Amparar o desencanto de sonhos interrompidos aos 20, aos 30, aos 40 anos. Não importa a idade. São sempre sonhos de alguém. Não faz ideia de que é inevitável projectarmos a nossa vida nestas vidas e que vivemos sempre assustados com o que nas nossas vidas pode surgir. Magoa porque não fazem ideia de quanto custa segurar na mão de quem parte e depois segurar na mão de quem fica. Aliás, a maioria das pessoas nunca teve que ver um cadáver de perto, quanto mais acompanhar essa passagem tão avassaladora, que culmina num último s

Eu e a festa dele: dois anos.

Setembro nunca me deixa ficar mal mas eu, por norma deixo ficar mal Setembro! Porque o deixo passar e acabar sem falar sobre um dos dias mais importante do mês: o dia em que festejamos os anos do Gui! Já falei sobre o dia do aniversário propriamente dito, aqui e de como optámos por lhe oferecer memórias em vez de bens e tralha perecível. Mas ainda não falei da festa propriamente dita, sendo que este ano tentei também controlar-me, seguindo um pouco a mesma filosofia. Não foi fácil, acabei por exagerar aqui e ali, mas acredito que com o tempo isto melhora (ou não)! Este ano o tema estava definido há algum tempo. Depois de termos decidido que o primeiro ano seria festejado entre nuvens e balões de ar quente, ele começou a mostrar a sua preferência pelos 'Heróis da Cidade' e ficou claro que a festa do segundo aniversário iria enveredar por aí. Não foi fácil, até porque não há absolutamente nada à venda sobre este tema o que me obrigou a puxar ainda mais pela cabecinha e a ma

Panquecas de Aveia e Laranja

Esta semana descobri a pólvora, ou melhor, AS panquecas! Há muito que usamos esta opção como pequeno almoço ou lanche, em dias com mais tempo e sempre com receitas adaptadas para que o G. também possa comer. Fazia essencialmente as receitas do Blogue Na Cadeira da Papa  e ia variando nos acompanhamentos. No entanto, esta semana, por mero acaso descobri umas Panquecas de Limão, cuja receita original retirei daqui  e que, de imediato me pareceram muito bem. Não tendo todos os ingredientes da receita original, improvisei com o que tinha e, não havendo limões, saíram umas Panquecas de Laranja cuja receita vos deixo a seguir. Espero que gostem. Cá em casa tem sido um sucesso! Panquecas de Laranja (aproximadamente 6 panquecas do tamanho da imagem): - 2 ovos - 1 iogurte natural (já usei também grego e coloquei 125gr) - 4 colheres de sopa de flocos de aveia (que pulverizei em farinha mas que pode ser usada assim) - 1 colher de chá de fermento para bolos - açúcar amarelo