Avançar para o conteúdo principal

Amamentar às vezes cansa

Amamentar não é fácil. Salvo algumas excepções, é um caminho longo, nem sempre a direito, com obstáculos mais ou menos difíceis de ultrapassar. É, na maioria das vezes uma história de perseverança, teimosia e superação, sem esquecer que, qualquer história que envolva mãe e filho, é também uma história de amor. Nem melhor nem pior do que as histórias de amor de quem, por qualquer razão não amamentou. É só mais uma história de amor e esta é a nossa.

Para nós até nem começou mal. Sempre expressei a minha vontade de amamentar o meu filho e, apesar do longo e medonho parto que tivemos, pude fazê-lo assim que ele nasceu. Sei hoje que foram aqueles olhos que me salvaram, dos dias seguintes em que me senti completamente perdida. Em que chorei horas a fio. Em que achei que estava a fazer tudo mal.

Ou pelo menos não devia estar a fazer tudo bem, porque doía. Porque fiquei com feridas e não era suposto ficar. Porque ele mamava e depois chorava e eu persistia sem saber muito bem para onde me virar. Porque cedi e lhe dei a chupeta. Porque não aguentei e dei de mamar com mamilos de silicone que afinal, também não se deviam usar. Mas ele mamava e, naquele momento era isso que me interessava: conseguir alimentá-lo exclusivamente com leite materno. E foi indo. Foi fluindo. Muito devagar.

E quando digo devagar é porque ele mamava mesmo muito devagar (achava eu). Cada mamada durava, no mínimo uma hora. Fosse onde fosse, estivesse onde estivesse, era certo e sabido que estaria mais de uma hora a amamentar. Em casa, em qualquer cantinho de amamentação ou no carro na berma da estrada. Se assim não fosse, ele chorava a plenos pulmões e eu, desesperada, chorava com ele.

Eu tinha lido, eu tinha pesquisado. Eu sabia que o meu leite o alimentava e que quando ele chorava não era só por fome. E também sabia que amamentá-lo lhe dava muito mais do que alimento. E era isso que me fazia persistir, insistir e não desistir. Mesmo quando as dores voltaram em força, com ductos entupidos, com horas na bomba para os desentupir, com febre e mastites à mistura.

Foi nesta altura que li ainda mais e procurei ajuda. Descobri-a num grupo de mães onde conheci conselheiras de aleitamento materno. Percebi que o que estava a passar era a realidade, nua e crua da amamentação, aquela de que quase ninguém fala. Aquela para a qual não estamos nem vamos preparadas e com a qual temos que lidar muitas vezes sozinhas, gerindo palpites de todo o género e conselhos que se dispersam nas mais variadas direcções. Aquela que nos apanha de surpresa e leva muitas mulheres a desistir daquilo que até então tinham como certo: a vontade de amamentar os filhos.

Percebi então que os mamilos de silicone tinham resolvido temporariamente o meu problema inicial, mas que eram, provavelmente eles que me estavam a trazer todos os outros problemas secundários. Mentalizei-me que estava na altura de tentar amamentar sem eles. As dores intensificaram-se novamente mas o facto de ele mamar em quinze minutos e, literalmente cair para o lado a dormir, mostrou-me que era esse o caminho. E foi.

A partir daí sim, comecei a sentir a amamentação como das melhores experiências que teria oportunidade de viver. Comecei a desfrutar desse momento tão nosso, com a paz e serenidade que lhe era devido. Amamentar deixou de ser um drama, mesmo nas vezes em que ele queria novamente mamar uma hora, ou duas. Aprendi o verdadeiro significado de 'livre demanda' e passei a respeitar o que realmente importava: o meu filho e eu.

Mas também este processo é um desafio, acima de tudo de aceitação. De que o meu bebé não é igual ao da vizinha, de que o que funciona com o dela pode não funcionar com o meu. De que o meu pode acordar mais vezes e ter necessidades maiores de contacto e atenção. Entre outras coisas que fui percebendo e adaptando ao que para nós fazia sentido.

Fomos assim percorrendo o nosso caminho que conta agora com 20 meses de amamentação. Não fomos sempre a direito, e grande parte dos obstáculos e provas que temos ultrapassado têm vindo de uma sociedade que não está preparada para quem decide amamentar. Seja muito ou pouco tempo. O regresso ao trabalho, a luta pelo direito às horas de amamentação, o trabalho por turnos, o esforço por ignorar quem acha que pode decidir até quando o meu filho mama. São pedras no caminho, que alguns dias não nos atingem mas noutros quase nos fazem tropeçar.

Continuo a dizer que amamentar o meu filho é das melhores experiências que tenho oportunidade de viver, embora agora, vinte meses volvidos, já haja dias em que acuso algum cansaço. Porque há dias em que precisava de chegar do trabalho e esticar-me, mas antes disso tenho que me aninhar no berço dele o tempo que ele decidir estar a mamar. Porque há dias que passamos juntos, em que ele mama cinco, seis vezes ao dia, e quando vai mamar para dormir chego a ter dores muito perto das que tive inicialmente. Porque há dias em que sinto que ele me procura só para mamar e, caramba, gostava que ele me visse como mais do que isso. E depois há dias em que volto a estar física e mentalmente disponível para  objectivo a que nos propusémos: mamar até ele decidir que não quer mais. E volta a ser maravilhoso.

Mas se estou cansada porque não me deixo disto?! Já me perguntaram. Porque, como em tudo na vida e, principalmente na vida com eles, é uma fase, que em breve vai passar e da qual vou ter imensas saudades. Apesar de haver momentos em que já ponderei o desmame, quando páro e penso de cabeça fria, só me parece um verdadeiro disparate. E admitir-me cansada e falar sobre isso não significa que queira ser eu a dar o passo para pôr fim a esta caminhada. Aliás, falar sobre isso só faz bem, porque percebo, entre amigas que trilham o mesmo caminho, que todas, em algum momento se sentem assim. E isso ajuda-me.

Ajuda-nos a continuar neste nosso caminho que teve e tem momentos muito bons mas que também já teve e tem momentos muito maus. E era essencialmente isso que gostava de transmitir a quem, por alguma razão decidir ler esta minha partilha. É bom, sim. Mas nem sempre fácil ou obrigatório. É o melhor, pois com certeza, mas nenhuma mãe é menos mãe por não amamentar um filho. Há razões mais válidas que outras, talvez haja sim. Mas como eu dizia anteriormente, qualquer história entre mãe e filho é uma história de amor, única e intransmissível. Diferente e incomparável. Sejamos mais brandas, mais compreensivas. Porque quase sempre há coragem para julgar, mas quase nunca há coragem de admitir que, em algum momento, também já nos sentimos assim.

 
 
 







 

Comentários

  1. Para mim também não foi e não é fácil, mas não me arrependo de continuar a amamentar o meu filho. Peço desculpa se não for bem compreendida, mas assumo que tenho pena dos bebés que não tiveram a experiência da amamentação ou que a tiveram muito pouco tempo, porque é um momento em que tem a mãe só para ele!... Mas o que leva muitas mães a desistir da amamentação é causado por situações por vezes difíceis, e essas mães têm todo o meu respeito, porque eu também fiz o mesmo com a minha filha...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada obrigada obrigada. ❤ reli.me em cada frase. Um arrepio do principio ao fim. Maravilhoso este mundo

    ResponderEliminar
  3. O meu faz este mês 2 anos e continuo a dar-lhe de mamar até quando ele quiser. Para além disso é o meu momento com ele, porque tenho de dividir a atenção com o irmão mais velho e é um momento tranquilo sabe muito bem aos 2. E sim tive mts mts problemas com a amamentação, dores horríveis e posso dizer que tentei desistir por não aguentar mais.. Só não o fiz porque ele não pegou no biberão e ainda bem para hoje ainda o poder ter por breves instantes junto a mim no nosso momento.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Quanto [me] custa ser Enfermeira

Custa muito. Custa tanto que às vezes acho que não vale a pena. E uso a palavra 'custar' de propósito porque, bem vistas as coisas, há sempre uma associação ao nosso salário: são pagos para isso, não fazem mais do que a vossa obrigação. E ouvir isto assim, dito da boca para fora, magoa. Magoa muito.  Magoa porque quem o diz, não faz ideia de quanto custa, por exemplo, amparar a queda de quem descobre que vai morrer. A quem é dito que já não há cura. Amparar o desencanto de sonhos interrompidos aos 20, aos 30, aos 40 anos. Não importa a idade. São sempre sonhos de alguém. Não faz ideia de que é inevitável projectarmos a nossa vida nestas vidas e que vivemos sempre assustados com o que nas nossas vidas pode surgir. Magoa porque não fazem ideia de quanto custa segurar na mão de quem parte e depois segurar na mão de quem fica. Aliás, a maioria das pessoas nunca teve que ver um cadáver de perto, quanto mais acompanhar essa passagem tão avassaladora, que culmina num último s

Eu e a festa dele: dois anos.

Setembro nunca me deixa ficar mal mas eu, por norma deixo ficar mal Setembro! Porque o deixo passar e acabar sem falar sobre um dos dias mais importante do mês: o dia em que festejamos os anos do Gui! Já falei sobre o dia do aniversário propriamente dito, aqui e de como optámos por lhe oferecer memórias em vez de bens e tralha perecível. Mas ainda não falei da festa propriamente dita, sendo que este ano tentei também controlar-me, seguindo um pouco a mesma filosofia. Não foi fácil, acabei por exagerar aqui e ali, mas acredito que com o tempo isto melhora (ou não)! Este ano o tema estava definido há algum tempo. Depois de termos decidido que o primeiro ano seria festejado entre nuvens e balões de ar quente, ele começou a mostrar a sua preferência pelos 'Heróis da Cidade' e ficou claro que a festa do segundo aniversário iria enveredar por aí. Não foi fácil, até porque não há absolutamente nada à venda sobre este tema o que me obrigou a puxar ainda mais pela cabecinha e a ma

Panquecas de Aveia e Laranja

Esta semana descobri a pólvora, ou melhor, AS panquecas! Há muito que usamos esta opção como pequeno almoço ou lanche, em dias com mais tempo e sempre com receitas adaptadas para que o G. também possa comer. Fazia essencialmente as receitas do Blogue Na Cadeira da Papa  e ia variando nos acompanhamentos. No entanto, esta semana, por mero acaso descobri umas Panquecas de Limão, cuja receita original retirei daqui  e que, de imediato me pareceram muito bem. Não tendo todos os ingredientes da receita original, improvisei com o que tinha e, não havendo limões, saíram umas Panquecas de Laranja cuja receita vos deixo a seguir. Espero que gostem. Cá em casa tem sido um sucesso! Panquecas de Laranja (aproximadamente 6 panquecas do tamanho da imagem): - 2 ovos - 1 iogurte natural (já usei também grego e coloquei 125gr) - 4 colheres de sopa de flocos de aveia (que pulverizei em farinha mas que pode ser usada assim) - 1 colher de chá de fermento para bolos - açúcar amarelo