Avançar para o conteúdo principal

Hoje é um bom dia para te lembrares de ti, Mãe.

Demorei bastante a voltar a olhar por mim. Dois anos e meio mais propriamente. Prometi várias vezes que 'desta é que é', mas sucediam-se as razões, ou às vezes as desculpas, para não começar hoje, para não ser para já. A maior delas era, como em tudo, a falta de tempo. Os dias não esticam e a vida de quem trabalha por turnos é tudo menos fácil, é tudo menos organizada.

Logo a seguir à falta de tempo vem a culpa e uma anda intimamente ligada à outra. Porque se já tenho tão pouco tempo para eles 'não posso' estar a tirar tempo para mim! Errado! E eu acabei por perceber isso sentada num gabinete médico, onde se tocou ao de leve em palavras como exaustão e Burnout e não foi preciso mais nada para me pôr a mexer.

Ou melhor, eu já andava a mexer-me porque precisei de iniciar entretanto, tratamentos de fisioterapia, por causa dos meus entorses frequentes. O Fisiatra já me tinha dito que seriam cerca de vinte tratamentos mas que era fundamental manter uma actividade física regular.

A verdade é que, depois de reiniciar o exercício, alguma da sintomatologia que me levou a procurar ajuda melhorou bastante. Ao contrário do que possam pensar, o exercício cansa o corpo, mas descansa a mente e, como ouvi há uns tempos numa formação sobre psicologia positiva: 'quem tem um trabalho desgastante, tem que fazer exercício, nem que seja caminhar'. E é verdade, o nosso corpo também precisa de preparação física para os embates do dia a dia.

Posto isto tudo, resolvi quase por completo o problema da culpa. Deixei de olhar para estas coisas como uma questão de beleza ou perda de peso. Passei a olhar como uma questão de saúde física, mas ainda mais, no que a mim me diz respeito, saúde mental. Portanto, não me vão ver a comer restrita e religiosamente ou a padecer por uma linha invejável. Mas vão talvez ver-me mais bem disposta, com outra energia e com disposição para coisas que até aqui, se calhar não tinha.

Não devia ter que haver uma desculpa para olharmos mais para nós, mães. Devíamos fazer as coisas porque sim, porque gostamos e porque nos fazem sentir bem. Mas se ajudar olhar para isso pelo prisma da saúde, porque não? Acreditem que a culpa diminui e os cuidados passam a fazer sentido, a ganhar importância e são apenas mais uma coisa a gerir no dia a dia.


Eu, de férias, estava tão bem.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quanto [me] custa ser Enfermeira

Custa muito. Custa tanto que às vezes acho que não vale a pena. E uso a palavra 'custar' de propósito porque, bem vistas as coisas, há sempre uma associação ao nosso salário: são pagos para isso, não fazem mais do que a vossa obrigação. E ouvir isto assim, dito da boca para fora, magoa. Magoa muito.  Magoa porque quem o diz, não faz ideia de quanto custa, por exemplo, amparar a queda de quem descobre que vai morrer. A quem é dito que já não há cura. Amparar o desencanto de sonhos interrompidos aos 20, aos 30, aos 40 anos. Não importa a idade. São sempre sonhos de alguém. Não faz ideia de que é inevitável projectarmos a nossa vida nestas vidas e que vivemos sempre assustados com o que nas nossas vidas pode surgir. Magoa porque não fazem ideia de quanto custa segurar na mão de quem parte e depois segurar na mão de quem fica. Aliás, a maioria das pessoas nunca teve que ver um cadáver de perto, quanto mais acompanhar essa passagem tão avassaladora, que culmina num último s

Eu e a festa dele: dois anos.

Setembro nunca me deixa ficar mal mas eu, por norma deixo ficar mal Setembro! Porque o deixo passar e acabar sem falar sobre um dos dias mais importante do mês: o dia em que festejamos os anos do Gui! Já falei sobre o dia do aniversário propriamente dito, aqui e de como optámos por lhe oferecer memórias em vez de bens e tralha perecível. Mas ainda não falei da festa propriamente dita, sendo que este ano tentei também controlar-me, seguindo um pouco a mesma filosofia. Não foi fácil, acabei por exagerar aqui e ali, mas acredito que com o tempo isto melhora (ou não)! Este ano o tema estava definido há algum tempo. Depois de termos decidido que o primeiro ano seria festejado entre nuvens e balões de ar quente, ele começou a mostrar a sua preferência pelos 'Heróis da Cidade' e ficou claro que a festa do segundo aniversário iria enveredar por aí. Não foi fácil, até porque não há absolutamente nada à venda sobre este tema o que me obrigou a puxar ainda mais pela cabecinha e a ma

Panquecas de Aveia e Laranja

Esta semana descobri a pólvora, ou melhor, AS panquecas! Há muito que usamos esta opção como pequeno almoço ou lanche, em dias com mais tempo e sempre com receitas adaptadas para que o G. também possa comer. Fazia essencialmente as receitas do Blogue Na Cadeira da Papa  e ia variando nos acompanhamentos. No entanto, esta semana, por mero acaso descobri umas Panquecas de Limão, cuja receita original retirei daqui  e que, de imediato me pareceram muito bem. Não tendo todos os ingredientes da receita original, improvisei com o que tinha e, não havendo limões, saíram umas Panquecas de Laranja cuja receita vos deixo a seguir. Espero que gostem. Cá em casa tem sido um sucesso! Panquecas de Laranja (aproximadamente 6 panquecas do tamanho da imagem): - 2 ovos - 1 iogurte natural (já usei também grego e coloquei 125gr) - 4 colheres de sopa de flocos de aveia (que pulverizei em farinha mas que pode ser usada assim) - 1 colher de chá de fermento para bolos - açúcar amarelo