Avançar para o conteúdo principal

Talvez seja o fim...

Há algum tempo que quero escrever sobre isto, mas em bom rigor, não achava que tivesse acabado. Porque ele ainda pedia, eu não oferecia mas não negava e portanto, de vez em quando ele ainda mamava. Mais à noite, só por miminho, mas mamava.

Há dois dias voltou a pedir e eu, não neguei, mas disse-lhe o que vinha a dizer-lhe desde que senti que estava na hora. Disse-lhe que as 'maminhas estão velhinhas' e que se calhar já não tinham leitinho. Pela primeira vez ele não insistiu. Aconchegou-se no meu colo, pousou a mão nas 'maminhas cansadas' e adormeceu.

Hoje parei e fiz as contas. A última vez que ele mamou foi quando esteve doente, com febre, há precisamente vinte e dois dias. Pediu e mamou até adormecer à hora da sesta. Nunca esteve um período tão longo sem mamar, portanto acho que talvez desta vez seja mesmo o fim. Achei que ia sofrer, que ia chorar, que ia mais uma vez ser o fim do (meu) mundo, mas não. Estou bem, em paz e, em relação a este assunto reina uma serenidade que só pode significar que tudo se desenrolou da forma e no momento certo.

Quando me deparei com as dificuldades iniciais da amamentação nunca imaginei chegar tão longe. Tomara eu conseguir amamentá-lo até aos seis meses! Era essa a minha meta e o meu desejo. Depois os seis meses passaram e eu quis muito conseguir chegar ao ano de idade. Lá para os 11 meses acreditei verdadeiramente que o nosso caminho seria mais longo do que alguma vez imaginei e que juntos, iríamos escrever mais uma história de amamentação prolongada. Acho que foi isso mesmo que fez a diferença: querer e acreditar. 

Em termos cronológicos, não sei precisar quando percebi que Eu estava preparada para o desmame. Sei, no entanto, que houve um momento a partir do qual comecei a pensar que, se terminasse, já não me traria tristeza, angústia ou qualquer sensação de perda. Procurei no entanto, mais uma vez, alinhar o meu tempo e o dele. Foi quando deixei de oferecer e passei a dar apenas quando ele pedia. Primeiro ele pedia todas as noites em que eu estava. Depois começou a saltar algumas noites e eu passei então a dizer-lhe, sempre que ele pedia, a tal lenga-lenga das maminhas cansadas. Ele entendia, mas nunca aceitara ficar sem mamar, pelo menos um 'cadinho desta' (dizia ele a apontar só para uma). Até há dois dias, o tal dia em que aceitou 'a desculpa' e adormeceu.

Acredito que realmente este seja o fim da nossa história de amamentação e sou muito grata por isso. Não por ter chegado ao fim, mas por este desfecho tão sereno. Acho que foi a maior recompensa que a vida nos podia dar, a mim e ao meu filho, pela nossa perseverança em trilhar este caminho. Trinta e três meses deste caminho que termina com o reflexo do que esta experiência foi para nós: absolutamente maravilhosa.  







 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quanto [me] custa ser Enfermeira

Custa muito. Custa tanto que às vezes acho que não vale a pena. E uso a palavra 'custar' de propósito porque, bem vistas as coisas, há sempre uma associação ao nosso salário: são pagos para isso, não fazem mais do que a vossa obrigação. E ouvir isto assim, dito da boca para fora, magoa. Magoa muito.  Magoa porque quem o diz, não faz ideia de quanto custa, por exemplo, amparar a queda de quem descobre que vai morrer. A quem é dito que já não há cura. Amparar o desencanto de sonhos interrompidos aos 20, aos 30, aos 40 anos. Não importa a idade. São sempre sonhos de alguém. Não faz ideia de que é inevitável projectarmos a nossa vida nestas vidas e que vivemos sempre assustados com o que nas nossas vidas pode surgir. Magoa porque não fazem ideia de quanto custa segurar na mão de quem parte e depois segurar na mão de quem fica. Aliás, a maioria das pessoas nunca teve que ver um cadáver de perto, quanto mais acompanhar essa passagem tão avassaladora, que culmina num último s

Eu e a festa dele: dois anos.

Setembro nunca me deixa ficar mal mas eu, por norma deixo ficar mal Setembro! Porque o deixo passar e acabar sem falar sobre um dos dias mais importante do mês: o dia em que festejamos os anos do Gui! Já falei sobre o dia do aniversário propriamente dito, aqui e de como optámos por lhe oferecer memórias em vez de bens e tralha perecível. Mas ainda não falei da festa propriamente dita, sendo que este ano tentei também controlar-me, seguindo um pouco a mesma filosofia. Não foi fácil, acabei por exagerar aqui e ali, mas acredito que com o tempo isto melhora (ou não)! Este ano o tema estava definido há algum tempo. Depois de termos decidido que o primeiro ano seria festejado entre nuvens e balões de ar quente, ele começou a mostrar a sua preferência pelos 'Heróis da Cidade' e ficou claro que a festa do segundo aniversário iria enveredar por aí. Não foi fácil, até porque não há absolutamente nada à venda sobre este tema o que me obrigou a puxar ainda mais pela cabecinha e a ma

Panquecas de Aveia e Laranja

Esta semana descobri a pólvora, ou melhor, AS panquecas! Há muito que usamos esta opção como pequeno almoço ou lanche, em dias com mais tempo e sempre com receitas adaptadas para que o G. também possa comer. Fazia essencialmente as receitas do Blogue Na Cadeira da Papa  e ia variando nos acompanhamentos. No entanto, esta semana, por mero acaso descobri umas Panquecas de Limão, cuja receita original retirei daqui  e que, de imediato me pareceram muito bem. Não tendo todos os ingredientes da receita original, improvisei com o que tinha e, não havendo limões, saíram umas Panquecas de Laranja cuja receita vos deixo a seguir. Espero que gostem. Cá em casa tem sido um sucesso! Panquecas de Laranja (aproximadamente 6 panquecas do tamanho da imagem): - 2 ovos - 1 iogurte natural (já usei também grego e coloquei 125gr) - 4 colheres de sopa de flocos de aveia (que pulverizei em farinha mas que pode ser usada assim) - 1 colher de chá de fermento para bolos - açúcar amarelo