Avançar para o conteúdo principal

De quarto de bebé para quarto de rapazinho

No seguimento do meu post anterior, tem vindo a dar-se toda uma revolução cá em casa. Muito devagar, pormenores que se mudam dia-a-dia, mas cujo o intuito é melhorar o ambiente em que vivemos, para minimizar os sintomas alérgicos do Guilherme. Como também referi, fui procurar informação neste sentido, uma vez que, apesar de trabalhar na área, há sempre pormenores que nos escapam e dicas importantes a reter. 

Tenho me focado num conjunto de medidas, em grande parte relacionadas com a limpeza e arejamento dos espaços. A minha preocupação tem sido, para já, em relação ao quarto dele e o espaço de dormir foi o primeiro a ser alvo de maior atenção. Pretendo ir progredindo para outros espaços da casa onde ele passa bastante tempo e onde também há grandes mudanças a fazer. Não é que a nossa casa seja muito problemática, mas tem as típicas carpetes de pelo alto, as mantas polares e as almofadas fofinhas. Coisas que temos que substituir ou investir numa limpeza mais profunda.

Relativamente ao quarto dele, parece que tudo se alinhou da melhor maneira pois estávamos em plena mudança de quarto de bebé para quarto de rapazinho. A mobília que temos é modular, ou seja, retirámos a grade há cerca de três semanas e passámos a ter uma cama de solteiro. O colchão é portanto novo, só temos que ter o cuidado de o manter limpo e arejado. Como tinha que adquirir roupa de cama de tamanho adequado, já optei por comprar peças com tratamento anti ácaros e de fácil limpeza. Recorri mais uma vez à Vertbaudet.pt onde encontro roupa de cama com as medidas para a dele, desde bebé. Estas mobílias modulares têm, por norma, medidas superiores às convencionais e a Vertbaudet tem essas medidas a preços muito acessíveis, fica a dica. Assim, aproveitei as promoções e encomendei a capa para o colchão, a almofada de dormir e três lençóis-capa em algodão com garantia de resistência a lavagens superiores a 60º. Seguir-se-á o edredom para substituir o que usamos até aqui e aboli completamente as mantas com que às vezes o aconchegava.




Quando pensamos na decoração de um quarto, não pensamos à partida nestas questões de alergias ou problemas de saúde, porque ninguém parte do princípio que tem um filho com este tipo de sensibilidades. E muito menos temos presente que objectos banais como um livro, são agentes propícios à acumulação de pó e por conseguinte de ácaros. O quarto do Gui não é excepção e, para já, a prateleira dos livros vai ficar. Faz parte da rotina dele ir buscar a história antes de deitar e acho que, reduzindo os livros aos seus preferidos e tendo o cuidado de os limpar, não será um grande problema.

Como referi acima, têm sido mudanças graduais conforme a nossa disponibilidade. Acho que a par destas opções por tecidos e materiais mais fáceis de lavar, a mudança também passará por tornar a (pouca) decoração mais clean e os espaços mais fáceis de arrumar. Há muito que tenho em mente destralhar algumas divisões da casa e acho que isto era o empurrão que faltava. Mais uma vez aceito sugestões e talvez, neste processo de mudança surjam algumas vendas simbólicas lá pela página do facebook. Ao longo do tempo vamos guardando e acumulando coisas mais pelo valor sentimental do que pela utilidade que lhe possamos vir a dar. Acabamos por vê-las deterioradas pelo tempo que passaram fechadas em caixas, quando podiam ter servido a outra pessoa. Acho que além da organização, esta nova realidade também vai servir para (me) ajudar a praticar o desapego.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quanto [me] custa ser Enfermeira

Custa muito. Custa tanto que às vezes acho que não vale a pena. E uso a palavra 'custar' de propósito porque, bem vistas as coisas, há sempre uma associação ao nosso salário: são pagos para isso, não fazem mais do que a vossa obrigação. E ouvir isto assim, dito da boca para fora, magoa. Magoa muito.  Magoa porque quem o diz, não faz ideia de quanto custa, por exemplo, amparar a queda de quem descobre que vai morrer. A quem é dito que já não há cura. Amparar o desencanto de sonhos interrompidos aos 20, aos 30, aos 40 anos. Não importa a idade. São sempre sonhos de alguém. Não faz ideia de que é inevitável projectarmos a nossa vida nestas vidas e que vivemos sempre assustados com o que nas nossas vidas pode surgir. Magoa porque não fazem ideia de quanto custa segurar na mão de quem parte e depois segurar na mão de quem fica. Aliás, a maioria das pessoas nunca teve que ver um cadáver de perto, quanto mais acompanhar essa passagem tão avassaladora, que culmina num último s

Eu e a festa dele: dois anos.

Setembro nunca me deixa ficar mal mas eu, por norma deixo ficar mal Setembro! Porque o deixo passar e acabar sem falar sobre um dos dias mais importante do mês: o dia em que festejamos os anos do Gui! Já falei sobre o dia do aniversário propriamente dito, aqui e de como optámos por lhe oferecer memórias em vez de bens e tralha perecível. Mas ainda não falei da festa propriamente dita, sendo que este ano tentei também controlar-me, seguindo um pouco a mesma filosofia. Não foi fácil, acabei por exagerar aqui e ali, mas acredito que com o tempo isto melhora (ou não)! Este ano o tema estava definido há algum tempo. Depois de termos decidido que o primeiro ano seria festejado entre nuvens e balões de ar quente, ele começou a mostrar a sua preferência pelos 'Heróis da Cidade' e ficou claro que a festa do segundo aniversário iria enveredar por aí. Não foi fácil, até porque não há absolutamente nada à venda sobre este tema o que me obrigou a puxar ainda mais pela cabecinha e a ma

Panquecas de Aveia e Laranja

Esta semana descobri a pólvora, ou melhor, AS panquecas! Há muito que usamos esta opção como pequeno almoço ou lanche, em dias com mais tempo e sempre com receitas adaptadas para que o G. também possa comer. Fazia essencialmente as receitas do Blogue Na Cadeira da Papa  e ia variando nos acompanhamentos. No entanto, esta semana, por mero acaso descobri umas Panquecas de Limão, cuja receita original retirei daqui  e que, de imediato me pareceram muito bem. Não tendo todos os ingredientes da receita original, improvisei com o que tinha e, não havendo limões, saíram umas Panquecas de Laranja cuja receita vos deixo a seguir. Espero que gostem. Cá em casa tem sido um sucesso! Panquecas de Laranja (aproximadamente 6 panquecas do tamanho da imagem): - 2 ovos - 1 iogurte natural (já usei também grego e coloquei 125gr) - 4 colheres de sopa de flocos de aveia (que pulverizei em farinha mas que pode ser usada assim) - 1 colher de chá de fermento para bolos - açúcar amarelo