Avançar para o conteúdo principal

Limpar por turnos

Como muitos já saberão, sou uma enfermeira que, se pudesse, ter-se-ia dedicado única e exclusivamente ao papel de mãe. Embora essa possibilidade não se tenha proporcionado, desde então que temos feito algumas mudanças e adaptações naquilo que era a nossa vida antes do Guilherme, sempre com o mesmo objectivo: mais tempo de qualidade em família. Continuo no entanto, a ser uma enfermeira, que agora também é mãe, mas que continua a trabalhar por turnos (na sua maioria de 12 horas), com todas as dificuldades que isso implica.

A maior dificuldade que encontro neste nosso estilo de vida é manter-me organizada no que diz respeito, por exemplo, às questões da casa, além de ser praticamente impossível manter dias específicos para fazer determinadas tarefas. Outra coisa muito difícil de manter são as rotinas, sejam elas de que natureza forem. Cá em casa fazemos, no entanto, um esforço para manter aquelas que ao Guilherme dizem respeito, como horas de deitar e levantar, hora do banho e do jantar, etc. Digam o que quiserem, mas manter este tipo de questões asseguradas contribui para lhes dar segurança e harmonia. O Guilherme sabe que, ontem a mãe estava em casa à noite e que, apesar de hoje não estar, essa vai ser a única diferença. Antes de jantar vai tomar banho e mergulhar na banheira mas com o pai. Para nós funciona e faz sentido.

Relativamente às tarefas da casa só há duas coisas bem definidas cá por casa. A primeira é que no dia antes de ir trabalhar doze horas, a comida e as marmitas têm que ficar prontas ou definidas até eu voltar a estar de folga. A outra, é que à sexta feira vem uma senhora (uma amiga aliás) ajudar na limpeza e na organização das roupas. De resto tudo vai rolando conforme o horário que tenho. No entanto, há duas semanas fomos confrontados com uma nova questão que me fez pensar em reorganizar muita coisa cá por casa.

O Guilherme é alérgico aos ácaros. Alergia confirmadíssima e que vem explicar muita coisa até aqui. Tendo isto em conta, todas as questões relacionadas com a limpeza e arrumação ganham um novo contorno e é imprescindível criar alguns hábitos que não tínhamos e tornar outros mais regulares. Para já, toda a sintomatologia é cutânea e eu não quero entrar em exageros mas, para quem lida diariamente com sequelas de patologias alérgicas e respiratórias não é fácil. Assim, já me actualizei em tudo o que são cuidados necessários e imprescindíveis para minimizar sintomatologia e, espero eu, evitar medicação que, para já foi necessário iniciar.

Assim, como sei que passam por aqui imensas mães que lidam diariamente com esta realidade, decidi fazer um post para este ser mais um assunto de que se fale por aqui. Dicas que vos pareçam úteis ( como já partilhámos algumas no feed da página de facebook), truques de limpeza, produtos que usem e vos tenham ajudado e sim caras colegas enfermeiras: dicas de organização!!! Como se orientam diariamente entre turnos e limpezas a fundo para gerir! Da minha parte podem contar também com tudo o que for encontrando e que considere que nos possa facilitar a vida.

Eu sei que é uma 'alergiazéca', que há coisas piores e que não preciso de fazer um filme. Mas na nossa casa não perdíamos tempo com o pó nos móveis se no apetecesse ficar mais tempo a rebolar no chão. Portanto temos que encontrar estratégias para que a única diferença seja mesmo essa: o pó.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Quanto [me] custa ser Enfermeira

Custa muito. Custa tanto que às vezes acho que não vale a pena. E uso a palavra 'custar' de propósito porque, bem vistas as coisas, há sempre uma associação ao nosso salário: são pagos para isso, não fazem mais do que a vossa obrigação. E ouvir isto assim, dito da boca para fora, magoa. Magoa muito.  Magoa porque quem o diz, não faz ideia de quanto custa, por exemplo, amparar a queda de quem descobre que vai morrer. A quem é dito que já não há cura. Amparar o desencanto de sonhos interrompidos aos 20, aos 30, aos 40 anos. Não importa a idade. São sempre sonhos de alguém. Não faz ideia de que é inevitável projectarmos a nossa vida nestas vidas e que vivemos sempre assustados com o que nas nossas vidas pode surgir. Magoa porque não fazem ideia de quanto custa segurar na mão de quem parte e depois segurar na mão de quem fica. Aliás, a maioria das pessoas nunca teve que ver um cadáver de perto, quanto mais acompanhar essa passagem tão avassaladora, que culmina num último s

Eu e a festa dele: dois anos.

Setembro nunca me deixa ficar mal mas eu, por norma deixo ficar mal Setembro! Porque o deixo passar e acabar sem falar sobre um dos dias mais importante do mês: o dia em que festejamos os anos do Gui! Já falei sobre o dia do aniversário propriamente dito, aqui e de como optámos por lhe oferecer memórias em vez de bens e tralha perecível. Mas ainda não falei da festa propriamente dita, sendo que este ano tentei também controlar-me, seguindo um pouco a mesma filosofia. Não foi fácil, acabei por exagerar aqui e ali, mas acredito que com o tempo isto melhora (ou não)! Este ano o tema estava definido há algum tempo. Depois de termos decidido que o primeiro ano seria festejado entre nuvens e balões de ar quente, ele começou a mostrar a sua preferência pelos 'Heróis da Cidade' e ficou claro que a festa do segundo aniversário iria enveredar por aí. Não foi fácil, até porque não há absolutamente nada à venda sobre este tema o que me obrigou a puxar ainda mais pela cabecinha e a ma

Panquecas de Aveia e Laranja

Esta semana descobri a pólvora, ou melhor, AS panquecas! Há muito que usamos esta opção como pequeno almoço ou lanche, em dias com mais tempo e sempre com receitas adaptadas para que o G. também possa comer. Fazia essencialmente as receitas do Blogue Na Cadeira da Papa  e ia variando nos acompanhamentos. No entanto, esta semana, por mero acaso descobri umas Panquecas de Limão, cuja receita original retirei daqui  e que, de imediato me pareceram muito bem. Não tendo todos os ingredientes da receita original, improvisei com o que tinha e, não havendo limões, saíram umas Panquecas de Laranja cuja receita vos deixo a seguir. Espero que gostem. Cá em casa tem sido um sucesso! Panquecas de Laranja (aproximadamente 6 panquecas do tamanho da imagem): - 2 ovos - 1 iogurte natural (já usei também grego e coloquei 125gr) - 4 colheres de sopa de flocos de aveia (que pulverizei em farinha mas que pode ser usada assim) - 1 colher de chá de fermento para bolos - açúcar amarelo